Acionistas Focus

Formulário para Atualização Cadastral de Contas Inativas para Pagamento de Parcelas Contingentes

Clique aqui para acessar o formulário.

Informamos que o formulário deve ser preenchido apenas por acionistas com contas inativas, conforme detalhado no Aviso aos Acionistas divulgado em 25/09/2024. Clique aqui para acessar o Aviso aos Acionistas.

 

FAQs

1 – Sou antigo acionista da Focus, recebi a parcela assegurada e tenho direito ao recebimento da parcela contingente, mas não consigo recuperar em que conta/corretora recebi o pagamento em 2022. Como posso consultar essa informação para saber se a referida conta ainda está ativa e se estou apto a receber o pagamento?

Nos termos do Aviso aos Acionistas divulgado pela Eneva em 25 de setembro de 2024, os acionistas da Focus que estavam registrados como acionistas no encerramento de 11 de março de 2022 e fazem jus ao recebimento da parcela contingente, deverão obter informações sobre cadastro ou atualização cadastral junto às suas respectivas corretoras, observados os procedimentos e prazos por elas determinados.

Adicionalmente, investidores que já tiveram no passado e/ou ainda possuem contas em corretoras conseguem acessar os históricos de investimentos, pagamentos de proventos e eventos corporativos, e consultar informações de contas ativas e inativas, na página “Área do Investidor” na B3, por meio do link: https://www.investidor.b3.com.br/login

2 – Sou antigo acionista da Focus, recebi a parcela assegurada e tenho direito ao recebimento da parcela contingente, mas gostaria de alterar a conta/corretora em que irei receber esse pagamento. É possível fazer a troca?

Para os Acionistas Focus que ainda possuam conta ativa na data de pagamento de cada parcela, o pagamento da Parcela Contingente será realizado de acordo com o domicílio registrado na sua respectiva corretora – a mesma em que receberam o crédito da Parcela Assegurada no passado. Não será possível a alteração.

Apenas nos casos em que referida conta não esteja mais ativa, os Acionistas da Focus deverão atualizar os seus dados cadastrais para recebimento da Parcela Contingente, seguindo as orientações e prazos dispostos no Aviso aos Acionistas divulgado pela Eneva em 25 de setembro de 2024.

3 – Sou antigo acionista da Focus, recebi a parcela assegurada e tenho direito ao recebimento da parcela contingente, mas fiz uma cessão de crédito desse direito para um terceiro. Posso indicar esse terceiro para o recebimento?

O pagamento da Parcela Contingente será feito diretamente aos Acionistas da Focus conforme os procedimentos e prazos previstos no Aviso aos Acionistas. Qualquer situação diferente deverá ser previamente notificada à Eneva para que seja avaliada e tratada de acordo com a legislação aplicável.

4 – Perdi um (ou mais) prazos para atualização e não recebi ainda a primeira (ou mais) parcelas, mas efetuei a atualização e não gostaria de aguardar a próxima parcela para receber o que a Eneva já pagou aos demais acionistas. Posso entrar em contato, fornecer meus dados e receber as parcelas já vincendas antes da próxima?

A Eneva reforça que os pagamentos das parcelas referentes à Parcela Contingente somente serão providenciados pela Eneva nas datas de pagamento previstas no cronograma indicado em cada Aviso aos Acionistas divulgado antes do pagamento de cada uma das 4 parcelas.

Para o primeiro pagamento, conforme divulgado no Aviso aos Acionistas em 25 de setembro de 2024, os acionistas com contas inativas deverão providenciar a atualização cadastral junto às suas corretoras e enviar os dados por meio do Formulário disponibilizado acima até dia 4 de outubro de 2024. A Eneva ressalta que não basta realizar a atualização cadastral, conforme disposto no Aviso aos Acionistas, o acionista deverá também enviar os seus dados por meio do Formulário.

Após esses prazos, o Acionista da Focus receberá os montantes a que fará jus apenas a partir da data de pagamento da parcela subsequente, inclusive as eventuais parcelas que foram pagas aos demais acionistas que se encontravam com contas ativas. Para fins de esclarecimento, nesse caso, não haverá atualização monetária entre a data originalmente prevista para pagamento da respectiva parcela e a efetiva data de pagamento.

5 – Minha conta está ativa na Corretora que recebi o pagamento da parcela assegurada mas não recebi o pagamento. Como devo proceder?

A Eneva nota que os Acionistas da Focus que fazem jus à Parcela Contingente devem se certificar, junto a suas respectivas corretoras, sobre a atualização do seu cadastro, incluindo dados bancários para pagamento.

A Eneva reforça que o cadastro ou atualização cadastral nas corretoras, observados os procedimentos e prazos por elas determinados, devem ser providenciados pelos próprios Acionistas Focus junto às corretoras.

Ressalta-se que, caso existam quaisquer dúvidas durante o processo de atualização ou sobre os pagamentos, que serão realizados por meio da B3, as corretoras poderão contatar a B3 para esclarecimentos, através dos canais de comunicação existentes, por meio dos contatos para Cadastros, pelo telefone: (11) 2565-5072 ou pelo e-mail cadastro@b3.com.br

6 – Minha Corretora não existe mais, foi incorporada/consolidada em outra. Preciso saber se minha nova conta consta como ativa e se receberei por ela ou se precisarei atualizar os dados. Como devo prosseguir, serei pago pela nova conta?

Os Acionistas da Focus que não tiverem mais cadastro ativo na corretora em que receberam a Parcela Assegurada deverão:

(i) providenciar o cadastro na nova corretora e/ou atualizar os seus dados cadastrais para pagamento, conforme o caso, observando os procedimentos e prazos determinados pela respectiva corretora; e

(ii) comunicar à Eneva, por meio do preenchimento do Formulário, acerca de tal atualização, informando os dados atualizados para pagamento.

A Eneva reforça que, para o primeiro pagamento, conforme divulgado no Aviso aos Acionistas em 25 de setembro de 2024, os acionistas com contas inativas deverão providenciar a atualização cadastral junto às suas corretoras e enviar os dados por meio do Formulário disponibilizado acima até dia 4 de outubro de 2024. A Eneva ressalta que não basta realizar a atualização cadastral, conforme disposto no Aviso aos Acionistas, o acionista deverá também enviar os seus dados por meio do Formulário.

Ressalta-se que, caso existam quaisquer dúvidas durante o processo de atualização ou sobre os pagamentos, que serão realizados por meio da B3, as corretoras poderão contatar a B3 para esclarecimentos, através dos canais de comunicação existentes, por meio dos contatos para Cadastros, pelo telefone: (11) 2565-5072 ou pelo e-mail cadastro@b3.com.br